Ontem fui visitar o fabuloso Castelo de Marvão e relembrar minha inesquecível passagem por ele no ano de 1995.
Já não me lembrava de todos os detalhes, mas a memória pôde ainda reviver um momento único… foi quando eu subi no ponto mais alto do Castelo e tomou conta de mim uma sensação de quase poder tocar o céu! E não é para menos! esta atractiva Vila amuralhada contendo um aparatosa Fortaleza Medieval, é em todo Portugal a que se encontra no ponto mais alto e privilegiado abrangendo vistas espectaculares.
Em outros tempos, quando os bravos guerreiros lusos travavam batalhas contra os invasores, pela posição estratégica, o Castelo de Marvão era quase impenetrável, podiam combater o inimigo por todos os flancos! o único problema era a falta de água, mas construíram engenhosas cisternas para aproveitamento máximo da chuva.
Está localizado no ponto mais alto do parque natural da serra de São Mamede, Alentejo, quase fronteira com Espanha. Foi construído servindo da arquitectura natural rochosa e formando extensas muralhas que abraçam uma pequena Vila. Esta antiga fortaleza é sem dúvida visita obrigatória para quem aprecia vistas deslumbrantes, histórias e sossego.
Mostro aqui lindas fotografias com o intuito de incentivá-los a conhecer um local único, uma Vila medieval tranquila onde podemos andar à vontade e conhecer todos os recantos, hospedarmos em uma casinha típica e apreciar a gastronomia local. Vão adorar! 🙂
Devido ao grande número de fotos, divido o post em dois, este sobre o Castelo de Marvão e outro sobre a Vila, mostrando fotos de suas bucólicas ruelas e de um lugar muito gostoso onde fiquei hospedada.
Dizem viver actualmente na Vila de Marvão cerca de 90 pessoas.
Gostaram? para breve o outro post…..



