O belíssimo Hotel Convento do Espinheiro, em Évora, Portugal… com mil recantos cheios de história e Arte inspirou-me a fazer esta e outras muitas ilustrações.
Pois é! Foi como encontrar um baú antigo perdido no tempo e daqueles bem grandes, que nos deixa impacientes para abri-lo e conferir com nossos próprios olhos os prováveis tesouros. A origem do do Convento do Espinheiro é anterior à descoberta do Brasil, tudo começou com uma pequenina capela, então imaginem quanta história encerra dentro dos seus limites…
Esse belíssimo Hotel tem um arquitectura fantástica, decoração clássica e fiz esta ilustração inspirada nas cores das almofadas que enfeitavam um sofá de uma das suas elegantes salas e nos graciosos “saiotes” que cobriam alguns abajures.
Esta sala era onde os monges reuniam-se para as refeições, onde todos sentavam virados para um local chamado Púlpito, que localizava-se na parede em frente a uma longa mesa. Ficava lá um superior rezando enquanto os outros faziam suas refeições em silêncio e vice-versa.
Neste post não falarei muito mais sobre o Hotel Convento do Espinheiro, deixarei para outros. Como disse anteriormente fiz alguns trabalhos artísticos inspirados nesse lugar magnífico e à medida que for mostrando-os contarei sobre o respectivo espaço.

Minha ilustração, Vestido de festa inspirado na decoração da sala de estar do Convento do Espinheiro: cores das almofadas em veludo com várias nuances da cor púrpura e saia rodada imitando a copa dos abajures.