A folha de ouro é um dos materiais que mais utilizo para compor meus trabalhos artísticos, ora para realçar móvel antigo, ora para detalhes na minha pintura, ilustrações. Também uso na cerâmica, gesso ou outras superfícies onde tenha uma adesão satisfatória.
Eu conheço duas qualidades de folha de ouro: a verdadeira, somente uso para alguns detalhes, pois tem custo alto e a falsa folha, que é de valor bem inferior, mas conseguimos belíssimos efeitos. O segredo para um bom resultado é a qualidade do mordente e altura ideal para aplicar as folhas, pois não pode ficar muito molhado e também não deve estar muito seco, o tempo de espera é conforme as recomendações do fabricante e também da experiência em trabalhar com o material.
Mais uma vez encontrei em uma casa de velharias este lindíssimo aparador em madeira maciça a um preço simbólico, mas como não gostava da cor ( muito escuro) resolvi forrá-lo todo com folha de ouro (falsa) e pintar detalhes na cor verde musgo claro. O primeiro passo foi lixar o móvel todo, limpá-lo e pintar os detalhes, a seguir apliquei mordente na superfície escolhida, depois colei as folhas (delicadamente) e retirei o excesso com um pincel macio. Para realçar alguns pontos ao redor dos puxadores, usei betume judaico e por último verniz brilhante em toda extensão por duas vezes.
Obs: a falsa folha de ouro se não for protegida com o verniz, com o tempo vai oxidando e fica feia, escura, por isso é essencial não pular essa etapa.
Experimentem! Aposto que vão adorar! comecem por um móvel pequenino e quando sentirem segurança podem trabalhar qualquer tamanho.
Gostaram?
Vejam também esses dois móveis restaurados por mim: Roupeiro vintage e Aparador branco trabalhado com pátina
Conheço um artesão que aplica ouro 18k em madeira
Folha de ouro podia estar melhor aplicada a goma está demasiado forte. O mordente tem que ser dado sempre para o mesmo lado. Em vez de goma laca experimente usar verniz acrilico.
Não pegue no ouro a mão mas sim com papel apropriado.
Obrigado pelo comentário Rúben!
O efeito que você vê .... foi proposital! Na Arte não gosto muito de seguir regras e aprecio em alguns trabalhos, o "meio inacabado" , "assimétrico", "irregular" , "áspero"...
Não foi usado goma laca e sim verniz acrílico brilhante com várias camadas na superfície superior, pois sendo um móvel para apoiar uma sala de jantar, portanto muito utilizado, tornou-se essencial uma protecção maior nessa área.
Seja bem-vindo ao Blog!