Para uma caçadora de tesouros, posso dizer que encontrei mais um. Fui atraída pela palavra “antiguidade” “história” “relíquia”! Um verdadeiro deleite caminhar pelos corredores e escadarias em mármore  do belíssimo Intercontinental Marseille – Hotel Dieu,  descobrir recantos como o pátio interior, admirar as belas arcadas e  todos os mínimos detalhes dessa linda construção secular.

Localizado na zona histórica de Marselha, de uma arquitetura fantástica, datado do século XVIII e que outrora funcionou como um hospital. Dizem que foi encontrado durante as obras de restauro, partes de um antiquíssimo mosaico romano e  fiquei muito entusiasmada para saber mais! infelizmente pesquisei e pouco encontrei ( tristeza). Se alguém souber de mais algum detalhe interessante, por favor, faça chegar até mim, estou escrevendo um livro e Marselha, Castelo de If e Intercontinental Marseille – Hotel Dieu estão no “itinerário” da minha história e quanto mais saber, melhor!

Em relação à decoração, é lindíssima! estilo moderno, em tons de preto, branco, prata, cinzentos e um ou outro detalhe alilazado, e eu que sou adepta ferrenha do estilo clássico, cheio dos rococós e dourados, fiquei surpreendida pela conjugação harmoniosa entre o Edifício, mobiliário e peças decorativas. Mas, sinto falta de cor, de mais luz …Foi-me impossível deixar de visualizar nas paredes, quadros enormes, com pinturas de Reis e Rainhas franceses, trajados de cores intensas e ricamente bordados a ouro e pedras preciosas e como fundo da tela, fotografias de Marselha a preto e branco. Penso que ficaria um “estrondo” de beleza e daria uma atmosfera aristocrática e mais vida ao ambiente! … Puros devaneios de Marina…

A área da recepção é igualmente decorada em estilo moderno, minimalista, com um longo corredor enfeitado com talhas em preto (pintadas ou talvez o próprio material já seja escuro) suportadas por pilares também em cor negra. Várias salas de estar, muito confortáveis, com arranjos de hortênsias meticulosamente arrumadas em longos vasos cilíndricos e algumas esculturas interessantes.

No quarto o que mais encantou-me foi os lençóis cinzentos, perfumados (seria lavanda?) e  bordados delicadamente com desenhos lembrando cornucópias cheias de flores, Adoro! Curiosidade: a cornucópia é  símbolo representativo da fertilidade, riqueza e abundância.

O café da manhã foi digno dos Deuses! Era tudo fresco, delicioso e farto, desde as especialidades provençais, aos queijos, canapés e pastelaria  variada. A decoração do ambiente não ficou atrás, o que se destacou, foram as divisórias em espelho trabalhado com estamparia tipo renda.

E por último, o melhor que o Hotel ofereceu:  a espectacular esplanada, com uma vista deslumbrante sobre o Porto Velho e mais ao longe, no monte mais alto e a olhar diretamente para nós, a intrigante estátua de ouro da basílica romano-bizantina, Notre Dame de La Garde.

Se Marselha está nos seus planos e és um viajante que não abre mão de conforto, de história e de Arte, eu recomendo vivamente o Intercontinental Marseille – Hotel Dieu, Precioso!

Pretendo retornar um dia…. Intercontinental Marseille Hotel Dieu

Observando as fotos, qual o detalhe que mais lhe chamou a atenção?

 

Fachada do InterContinental Marseille - Hotel Dieu,   France

Fachada do InterContinental Marseille – Hotel Dieu, France

Belíssima arquitetura do  InterContinental Marseille - Hotel Dieu

Belíssima arquitetura do InterContinental Marseille – Hotel Dieu

O piso dos é todo trabalhado em mármore, InterContinental Marseille, Hotel Dieu

O piso dos é todo trabalhado em mármore, InterContinental Marseille, Hotel Dieu

Foi muito prazeroso passear por todos os recantos do Hotel e descobrir lindos pórticos, o jardim principal...

Foi muito prazeroso passear por todos os recantos do Hotel e descobrir lindos pórticos, o jardim principal…

Uma das belíssimas salas de estar do InterContinental Marseille - Hotel Dieu

Uma das belíssimas Salas de Estar do InterContinental Marseille – Hotel Dieu

Outra sal de estar do InterContinental Marseille - Hotel Dieu

Outra Sala de Estar do InterContinental Marseille – Hotel Dieu

Corredor principal do InterContinental Marseille - Hotel Dieu

Corredor principal do InterContinental Marseille – Hotel Dieu

Detalhe espelho trabalhado da sala de Café da manhã do InterContinental Marseille - Hotel Dieu

Detalhe espelho trabalhado da sala de Café da manhã do InterContinental Marseille – Hotel Dieu

Detalhe sala de Café da manhã do InterContinental Marseille - Hotel Dieu

Detalhe sala de Café da manhã do InterContinental Marseille – Hotel Dieu

Detalhe de lençol bordado com cornucópias, InterContinental Marseille - Hotel Dieu

Detalhe de lençol bordado com cornucópias, InterContinental Marseille – Hotel Dieu

O melhor do Hotel, um terraço onde poderá admirar a vista, ao fundo Notre Dame de La Garde InterContinental Marseille - Hotel Dieu

O melhor do Hotel, um terraço onde poderá admirar a vista. Ao fundo Notre Dame de La Garde, InterContinental Marseille – Hotel Dieu

Delicioso terraço, onde no verão é montado um Bar e Restaurante, InterContinental Marseille - Hotel Dieu

Delicioso terraço, onde no verão funciona um Bar e Restaurante, InterContinental Marseille – Hotel Dieu