Viajar até Paris na altura da quadra natalícia e não conhecer as Galeries Lafayette, para mim, não é Natal! Mas não fui lá para comprar, fui para admirar e fotografar essa belíssima construção centenária e também conferir a sempre badalada decoração de natal. Localizada bem no centro de Paris e perto da Ópera Garnier, é um destino quase obrigatório para quem visita a capital francesa. A arquitectura é simplesmente incrível e o destaque vai para a fantástica cúpula trabalhada com um lindo bordado ao longo de seus raios, ora intercalados por vitrais coloridos. Deslumbrei-me também com os maravilhosos balcões ricos em detalhes bem ao estilo Art Nouveau com suas deliciosas linhas curvas. Mil e um detalhes…todos lindos de se ver e de fotografar.

Deve ser um espanto admirar as Galeries Lafayette durante o dia, quando a luz incide diretamente no topo da sua cúpula e ilumina todo o requintado interior emprestando-lhe uma tonalidade vibrante! Infelizmente não foi possível dessa vez, mas hei de voltar e vou conferir para ver se minha imaginação bate certo com a realidade.
Estava muito curiosa para ver também a decoração de Natal e deparei-me com uma magnífica obra de arte, uma armação gigante, toda incrustada de objectos lembrando jóias decoradas com cristais muito brilhantes e com uma iluminação interior que ia mudando de cores, consegui captar o tom que achei mais bonito e que mais valorizou a peça: azul.
Disseram que a intenção foi mesmo criar uma árvore de natal invertida, para fugir do tradicional pinheiro de natal, mas eu vejo essa obra como uma cornucópia gigante e faz todo o sentido pelo simbolismo que carrega: fertilidade, riqueza e abundância.

A decoração exterior é que não me cativou muito, luzes vermelhas, assimétricas, distribuídas aleatoriamente ao redor do prédio e também na fachada principal, mas o gosto é algo pessoal e provavelmente muita gente adorou!
Por tudo isso vale a pena visitar as Galeries Lafayette, Natal ou não, um antigo e maravilhoso espaço aberto a todos e caminhar por todos os seus movimentados andares, seja comprando, admirando a bela vista de Paris à partir do seu último piso ou fazer o mesmo que eu… simplesmente fotografar e sonhar!

galeries lafayette

galeries lafayette

Amei a decoração de Natal das Galerias Lafayette

Amei a decoração de Natal das Galerias Lafayette

Decoração exterior das Galeries Lafayette

Decoração exterior das Galeries Lafayette